JC (?) - Por que Deus criou as baratas?


Apologética

Por que Deus criou as baratas?
       Na época do ensino fundamental, lembro ter me deparado com uma charge em um livro, no qual um anjo questionava Deus o por que dele ter criado as baratas. Hoje reconhecendo a soberania do Eterno, sei que tudo que ele criou é perfeito e tem um propósito, veja abaixo uma matéria sobre o tema.
Ir Jean Clecio


O que aconteceria se as baratas desaparecessem da terra?

Todos nós algum dia desejamos fervorosamente que as baratas desaparecessem do planeta. Essa reação normalmente é consequência de um nojento e desagradável encontro inesperado com essa criatura.

A verdade é que seria ótimo se as baratas, que além de sua má reputação, são transmissoras de doenças, nunca mais entrassem em nossas casas. Mas o que aconteceria se as baratas desaparecessem da Terra?

O que aconteceria se elas fossem extintas?

As baratas, como o resto dos seres vivos, e em particular os insetos, são uma fonte de alimento de grande importância para criaturas como as aves, os mamíferos insetívoros, os anfíbios e outros insetos, etc. e, inclusive, em certas culturas as baratas também são importantes para o homem.

Apesar de nenhum animal basear sua alimentação exclusivamente nas baratas (ou seja, se extintas não fariam outras espécies sumirem completamente), as possibilidades de sobrevivência das espécies que se alimentam delas seriam menores e suas populações diminuiriam consideravelmente, o que poderia levar à multiplicação de outras pragas e desequilibrar o ecossistema.

Um exemplo concreto seria a redução das populações de ratos e camundongos, que possuem parte considerável de sua dieta composta pelas baratas. Se esses pequenos roedores perderem essa fonte de alimento e se sua população silvestre reduzisse, isso provocaria danos enormes em populações de animais como as águias e outras aves de rapina; os felinos, os coiotes, os lobos e muitos répteis.

Por outro lado, existe também a contribuição das baratas para o ciclo de nitrogênio, algo vital para o funcionamento do planeta. E como? Bom, a maioria das baratas se alimenta de matéria orgânica em decomposição. Esse material retém em sua estrutura grandes quantidades de nitrogênio, e, ao ser consumido constantemente por milhões e milhões de baratas, essa matéria passa pelo trato digestivo do inseto convertendo-se em fezes. Ao caírem na terra, essas fezes liberam mais facilmente os produtos nitrogenados que logo são aproveitados pelas plantas, garantindo, assim, a saúde dos bosques, campos e demais ecossistemas e, indiretamente, a todos os seus habitantes.

Dito isso, se alguma vez você já desejou a extinção das baratas, acho que ainda está em tempo de reconsiderar, não é?


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »